O fim de semana que se avizinha

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vamos lá ver como é que eu me porto amanhã... tenho a festa de aniversário da minha afilhada e doces não vão faltar... acho que me vou vingar na gelatina... lololol!

Uhmm...

Bom, fazer um balanço com dois dias de dieta parece-me ridiculo... eu até fujo da balança! Acho contraprodutivo pesar-me todos os dias, por isso, deixo a pesagem e as medidas para a próxima quarta-feira, dia em que tenho a consulta com a nutricionista. Sim, eu iniciei a dieta mas antes consultei uma nutricionista para ter algumas orientações. Ela foi bastante simpática e deu-me algumas pistas interessantes, nada que eu não soubesse, até porque me interesso bastante por esta área da saúde. Mas o simples facto de ter consultas semanais para vigiar o peso é um incentivo enorme para não falhar. Neste momento, apenas sigo algumas dicas, até porque a dieta que ela queria que eu seguisse era muito restritiva e eu disse-lhe logo que hidratos é algo que não prescindo... morria! :)

Deixo aqui a dieta que ela me passou.

Vegetais (comer à vontade, desde que não se misturem)

- alface
- endívia
- chicória
- pepino

Carnes (preferência por carnes brancas, vermelha só duas vezes por semana)
- frango
- perú
- qualquer ave
- vaca
- vitela
- borrego
- coelho
- todas as vísceras
- soja
- tofú
- seitan

Peixes, mariscos e moluscos:
- todos os tipos de peixe/mariscos/moluscos são permitidos, dando-se preferência ao azul/gordo - atum em conserva de azeite

Charcutaria:
- fiambre de aves (perú ou frango, por exemplo)
- enchidos de perú e frango

Ovos:
- podem-se comer de qualquer modo, desde que feitos em azeite (como o ovo estrelado, omolete, tortilha, mexidos, etc).

Bebidas:
- litro e meio de água por dia
- chá
- infusões
- refrigerantes light (só em último caso e com muita moderação)

Fruta
Apenas kiwi e 1 a 2 por dia

Os proibidos
- carne de porco
- fritos
- panados
- óleo
- farinha
- pão branco
- tomate
- cebola

Modos de cozinhar recomendados
- cozer
- grelhar
- assar

Modos de cozinhar a evitar
- fritar
- panar
- evitar refogados

Observações:
- só se pode beber 1 copo de leite magro por dia
- só se pode comer 2 fatias de pão, escuro de preferência
- azeite e sal - o que estamos habituados
- Pode-se usar todo o género de ervas aromáticas e especiarias, bem como o alho e salsa

Fiquei perplexa com a proibição do tomate e da cebola... e com o facto de só se poder comer kiwis, e a sopinha de que tanto gosto?? Estão a ver porque é que eu lhe disse que assim, para mim, não dava... continuo a acreditar que a consulta vale a pena, embora ache que cada um deve adequar os conselhos que recebe àquilo que conhece de si próprio.. eu por exemplo, não vivo sem hidratos - é verdade que os reduzi substancialmente - mas não desapareceram. Não consigo restringir-me a comer só kiwis, embora os adore.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada